Futilidades que amei em 2024...
Gostar de um pouco mais de futilidades e leveza – do que de aprendizados sérios e cursos cheios de promessas – deve dar o tom do digital no novo ano. Seria a a volta da internet do "amadorismo"?!
(edição com muitas imagens; caso a íntegra não apareça no seu e-mail, clique no título para ler na versão web)
“O mundo já está muito difícil. Em rede social, eu gosto de botar coisa engraçada. (…) ‘Se diverte aí um pouco, filho, toma esse meme, divirta-se’ Seguirei aleatório.” O trecho é de Selton Mello, que explicou em entrevista ao Podpah a origem de seus posts com suas curadorias pessoais de memes divertidos no Instagram.
A fala de Selton reflete inteiramente uma tendência que, como criadores e como consumidores de internet, já conseguimos enxergar no horizonte próximo com um pouco mais de atenção: a leveza do digital despretensioso, que promete menos (fórmulas) e entrega mais (recreio). Leveza pode ser a palavra da vez em 2025 – depois de anos duros de pandemia e um 2024 meio fora de ordem, com um maior questionamento acerca da figura dos gurus e o mundo tentando voltar ao rumo, não seria surpresa.
E é assim, sem vergonha de ser fútil, que eu apresento dez (f)utilidades {algumas nem tão fúteis!} que ganharam meu coração neste ano – e, na versão estendida para os planos pagos, a lista de dez desejos do que está fazendo meu coração bater enquanto olho para 2025.
Beleza & saúde
Ultrassom facial Rennover: eu nunca fiz tratamentos invasivos na dermatologista e embora seja adepta do “nunca diga nunca” acho pouco provável que eu venha a aderir a preenchimentos um dia – fiz apenas botox umas cinco vezes entre meus 40 e meus 46, sendo a última vez no 1º semestre de 2023. Por outro lado… sou fã de limpeza de pele (desde que seja a da Lu, da TRE Dermatologia), lasers que tratam (tiraram manchas de meus muitos anos de praia!) e ultrassons que estimulam o nosso próprio colágeno. Mas preciso dizer que não é por acaso que abro a lista do ano com este aparelho: o Rennover foi sem sombra de dúvidas o MELHOR tratamento dermatológico que já fiz na vida. O ultrassom micro e macrofocado dá um efeito “lifting”, especialmente depois de alguns meses, que nem mesmo me deixou sentir falta de botox em 2024 – meu olhar caído é sempre minha maior motivação para “botocar”! Senti muita diferença. Ah, faço tudo na minha dermato de mais de uma década, dra. Renata Oshiro, da TRE Dermatologia, uma médica em quem confio de olhos fechados (literalmente, inclusive). Ela conhece e super respeita minhas escolhas e limites e sei que jamais passaria do ponto no meu rosto, nem mesmo se eu pedisse.
PTiox Skinceuticals: comprei o anunciado como “1º Sérum com Neuropeptídeos para tratar Rugas de Contração e Textura da Pele” porque novidadeira sou. O produto se apresenta como um “botox em sérum” e eu realmente sinto minha pele mais lisa usando-o duas vezes ao dia. Gosto demais da tecnologia da Skinceuticals, no geral é minha marca de skincare favorita – ainda que outras entrem no meio de nossa relação às vezes!
Exame ergoespirometria: qualquer livro de longevidade cita o tal do VO2max, a “quantidade de oxigênio que uma pessoa pode consumir por minuto” e um índice preditivo de saúde de longo prazo. Este exame avalia sua capacidade cardiopulmonar sob diversos aspectos e, de quebra, produz um relatório com suas zonas de treino para queima de gordura e para melhora do próprio VO2. Não é barato – me dei de presente de aniversário, como parte de um checkup cardíaco-esportivo –, mas passei a malhar com muito mais consciência, objetivos e segurança depois dele.
“Apetrechos” para malhar em casa: pesos, caneleiras, step, barra, anilhas, colchonete (tudo na Amazon). Não sou a pessoa que malha em casa, preciso do estímulo de uma (boa) academia e taí uma das poucas atividades na qual o coletivo leva a melhor sobre o individual para a introvertida que há em mim. Mas desde que o exercício tornou-se rotina real, incorporei a máxima de que “a caminhada de 20 minutos que eu faço é melhor do que a corrida de 5km que eu não faço”. Tem dias nos quais eu simplesmente mão consigo sair, não tenho com quem deixar minha filha ou fui engolida por outra coisa… Nestes casos, ter um basicão que me permita ao menos meia horinha de pesos puxados ajuda muito!
(2024, mais especificamente o 2º semestre de 2024, foi o ano em que reduzi 10 quilos de gordura corporal, recuperando – e aumentando de leve – a massa magra perdida neste processo de diminuição de peso. A alimentação é 80% desta conquista, mas os exercícios físicos regulares também contam muito para eu ter saído de um percentual de 35% de gordura para um de 22% em “apenas” cinco meses. Se puder, exercite-se – e corte o açúcar!)
Acessório
Cordinha celular Aya Pitaya: aquele fútil que a gente não sabe o quanto é útil até começar a usar. Tinha comprado uma no fim do ano passado para o show da Taylor Swift e ganhei esta versão chiquezinha de pérolas em maio, na viagem do Pretty New em Brasília. Já perdi a conta das vezes que me pararam em aeroporto e academia perguntando a referência!
Moda
Jeans “a la calça baggy anos 80”: a adolescente que ia com o jeans Philippe Martin (jovens dos anos 90 me entenderão) pra escola matou a nostalgia com este modelo da Zarinha. Referência INDIGO | 6164/079 – compre um tamanho menor do que o seu habitual, a modelagem é grande.
Jaqueta jeans bomber L*Denim para The Club: a multimarcas da Re Merquior é a maior responsável por me fazer sair do básico fast-fashion de cada dia. E jaquetas são o meu recurso favorito pra recorrer a tão citada 3ª peça levanta-look. Referência: modelagem pequena; comprei a M e sinto que o comprimento da G provavelmente me cairia melhor (mas tenho 1m76, isto influencia o comentário e a impressão).
Macacão para malhar: eu levo a sério a categoria looks de academia (mais do que deveria, taí um item do qual pretendo “jejuar” no ano que vem). E neste ano macacões – que permitem que se jogue uma camisa em cima e saia pra um compromisso mais arrumadinho na sequência – e macaquinhos tornaram-se minha paixão máxima. Para as versões curtas, que devem ser minhas escolhas número 1 no verão, tenho e adoro Live e Wolffit Style; para a longa, elejo este da Track & Field que é a peça mais linda da minha gaveta fit 2024. Referência: modelagem grandinha, costumo comprar G (porque sou alta) e tive que apertar as alças do meu.
Livros
Uma rua no Brooklyn: uma trama em Nova York, um estilo à la Plum Sykes 2007, uma leitura depretensiosa na ficção que li por indicação da news da Lu Ferreira e adorei.
DVF, The Woman Before Fashion: Diane von Furstenberg é uma das mulheres mais interessantes da moda contemporânea. O livro, lindamente ilustrado, passeia por sua história e suas criações, traz uma “aula de moda” e ainda é belíssimo. Eu amo investir (sim, investir!) nestes livros bonitos de personagens inspiradores da moda, da arte e da fotografia, porque, além de tudo, eles costumam esgotar e tornar-se peças de colecionadores depois de um tempo.
Neste note sobre meu desejo de gastar menos com supérfluos, as respostas citaram quase em coro o hábito da lista de desejos – para amadurecer a ideia antes de passar o cartão. Eu já faço, especialmente para itens mais caros, mas admito que ainda tropeço naquelas idas reais e virtuais a Zara, Sephora, Live (acho que meu top 3 de pontos fracos)… A ideia agora é deixar qualquer item em banho-maria, independente do preço, na pastinha do Pinterest. Ahh, e evitar parcelamento a todo custo: sou a doida da parcelinha e agora me dou conta de como é horrível já começar o mês com o cartão jogando contra as finanças. Na continuação fechada da news, dividirei o que está no meu radar 2025!
(spoiler: basicamente moda atemporal que vai durar tempos no armário)
E na próxima semana começa minha temporada verão no Rio; tematicamente, o Daily terá a edição “Carioca em SP, paulista no Rio...”, na qual falo sobre moda e estilo lá e cá (na versão aberta) e sobre a minha relação com as duas versões de Ale que tenho hoje em mim (na versão premium).
Junte-se a esta crescente comunidade, que já é a newsletter em 1º lugar na versão paga na categoria moda & beleza no Substack em português (obrigada aos envolvidos!). Frescor e leveza semanalmente na sua caixa de entrada!