Daily #7: minimalismo real + ronda de dicas
O livro minimalista de Shira Gill, a mais nova mãe do pilates (eu!) e outras dicas de moda, beleza e livros para o começo do (meu) ano.
Compro os livros da desde o seu primeiro lançamento – é alimento para meu hobby guardado num potinho, afinal.
O recém-chegado por aqui, terceiro da série, já é meu favorito. Logo no comecinho de Lifestyled, Shira se propõe a redefinir minimalismo:
“Defino minimalismo como ser radicalmente intencional – não apenas com as coisas que você tem, mas como você gasta seu tempo, seus recursos e energia. (…) Mininalismo não se refere a a falta ou ausência de alguma coisa – trata-se de ter a quantidade perfeita. O suficiente, sem excessos. (…) Nunca te direi exatamente quantas canecas de café ou bolsas você deveria ter, porque nós somos todos diferentes. (…) Para mim, seis canecas é mais do que suficiente (eu não bebo café). Para minha cliente Nikki, que mora em uma casa grande e frequentemente recebe para grandes encontros de família, duas dúzias fazem sentido. E tudo bem!.”, Shira Gill em Lifestyled
Depois de tantas regras acerca de número de peças no armário ou de cenários que medem o acervo de um com a régua de outro – o que frequentemente me fazia sentir-me longe do minimalismo –, é um simples ar fresco esta definição personalizada.
Ajustar volumes de itens é apenas uma das etapas do livro, que ainda é lindo e cheio de fotos que trazem paz ao espírito! Shira também menciona aquele óbvio que sempre precisa ser dito, como a importância de deixar para trás opiniões alheias, comparações, falácias do “estou velha demais para…”, síndrome de impostora e reclamações. Porque, é fato, não adianta nada um armário leve em pratos e copos se a alma está pesada, se estamos deixando densa toda a energia ao nosso redor.
Vida digital (quantas notificações não lidas se acumulam naquele selo numérico dos seus apps?), documentos físicos e atividades que fazem seu tempo escoar têm, na teoria de Lifestyled, o mesmo peso da quantidade de gavetas abarrotadas no seu armário – com aquelas roupas que não cabem mais e que são mantidas há uma década esperando uma mudança que ainda nem foi planejada. Planejamento, logística, auditorias internas e fluxos de caixa também são atividades pessoa física, sim, senhores!
Além de lindo e cheio de dicas úteis mesmo para pessoas naturalmente organizadas, o livro traz aqueles insights valiosos que fazem ainda mais sentido neste clima de primeiro mês do ano. Uma casa editada, acervos reduzidos, imagens limpas e atenção à toda estética que te cerca são capazes de milagres no seu 2025.
Decisão de 2025: abandonar o Hotmart! Sou muito grata ao que a plataforma me proporcionou especialmente na pandemia, entendo seu papel de poder lever meu conteúdo a quem está distante do eixo Rio-SP onde acontecem meus encontros presenciais, mas… não é a minha cara nem como consumidora nem como criadora. E já tenho minhas newsletters com planos premium, nas quais posso compartilhar papos/aulas que acho de fato relevantes.
Fiz a despedida fazendo o upload da prometida aula-bônus Os Rumos do Conteúdo em 2025 (que inclusive fala um pouco deste lance online x presencial e do espontâneo ultrapassando o superprofissional), no Insiders 2025 sobre Conteúdo como Negócio. Para acessar esta aula bônus inédita, você tem três alternativas:
Inscritos no Conteúdo como Negócio em 2024 têm acesso gratuito direto na plataforma, logando em suas contas do Hotmart. Ainda não é incrito? Redisponibilizei as inscrições até o dia 31 de janeiro neste link.
Assinantes da Amo News no plano Insiders Founding Members passam a ter incluídos como bônus no plano esta e qualquer outro vídeo/papo/aula/entrevista que eu fizer daqui em diante. O Amo News Insiders será agora meu local para conteúdos mais elaborados, sem custos extras para assinantes deste plano.
Por fim, se gostaria de acesso APENAS à aula bônus sobre os Rumos do conteúdo em 2025, você pode adquiri-la – também até 31 de janeiro, também acesso ilimitado por um ano – de modo avulso por um valor super especial neste link.
Novos rumos do conteúdo em 2025 (50 min de duração): de que cenário viemos, o pré-pandemia e a chegada de 2025; e, afinal, o que queremos no digital?; cases “o futuro é agora”; desafios para marcas e criadores & conclusões finais.